Equipe


NOME
Leticia Guimarães

ÁREA DE ATUAÇÃO
Diretora Artística, Assistente de Direção Teatral e Diretora Cinematográfica, Diretora de Produção Teatral e Cinematográfica, Atriz e Coreógrafa

FORMAÇÃO
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba no ano de 1986. Formada em língua inglesa pelo Centro de Línguas Inter-Americano e em língua francesa pela Aliança Francesa, em 1980.  Cursou Mímica Contemporânea com Denise Stoklos, entre o período de l982 a l984, tendo trabalhado como assistente de produção no espetáculo protagonizado por Denise, ”Um Orgasmo Adulto Escapa do Jardim Zoológico”, em São Paulo. Participou de diversas oficinas e cursos na área de artes cênicas, dos quais se destacam: O Corpo em Equilíbrio – Mônica Infante - Curitiba – PR; O Corpo Consciente – Cinthia Kunifas - Curitiba – PR; Técnica de Respiração Nishino Ryo Kokiuho – Wilson Sagae - Curitiba – PR; Curso de mímica clássica com Daniel Berbedez – Argentina; Curso de mímica clássica com o mímico Ewerton – Curitiba – PR ;  Curso de interpretação com o ator e diretor Sérgio Brito - Curitiba– PR Cursou também diversas oficinas, em diversas técnicas de mímica, de dança contemporânea e dança flamenca. Iniciou sua carreira no teatro amador em 1982, tendo fundado três importantes grupos teatrais, nos quais atuava como atriz, produtora e diretora. Cursou Extensão Universitária em Arte Educação na USP/SP, entre 1989 e 1990. Em 2001 fez o curso de Direção de Produção Cultural no SATED – PR, para a sua capacitação profissional.  Em 2005 participou do curso Gestão Cultural – A Formação do Agente e do Produtor Cultural promovido pela Quixote Arte e Eventos – Curitiba – PR.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua carreira no teatro amador em 1982, tendo fundado três importantes grupos teatrais, nos quais atuava como atriz, produtora e diretora. Trabalhou como assistente de produção no espetáculo protagonizado por Denise Stoklos, ”Um Orgasmo Adulto Escapa do Jardim Zoológico”, em São Paulo. Desde 1987, atua como atriz profissional, na direção e produção cultural, tendo produzido espetáculos teatrais amadores e profissionais, oficinas das diversas áreas artísticas e eventos culturais. Ministrou diversas oficinas de mímica e interpretação. Como atriz, participou de importantes montagens teatrais em Curitiba, ininterruptamente, entre 1987 e 2005, com destaque para os seguintes diretores teatrais: Raul Cruz, Edson Bueno, Abelardo Figueiredo, Fátima Ortiz e Maurício Vogue. Como arte-educadora, em 2007, foi convidada a participar de mesa-redonda no 4º Seminário de Arte-educação da Universidade de Blumenau (FURBS), dividindo palestra com doutores da USPSP. Desde 2009, realiza Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades. Produziu e dirigiu os espetáculos para crianças de todas as idades: Sonho de uma noite de verão; O Trenzinho do Caipira, Sobrevoar, Estórias Brincantes de Muitas Mainhas, Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, O Dorminhoco, Clarice Matou os Peixes, Um Mundo debaixo do meu Chapéu, A Bela e a Fera, O Mágico de Oss, O Flautista de Ramelim, Histórias Brincantes de Muitos Amigos, Kartas de uma Boneka viajante, Napo – Um Menino Que Não ExisteAlice no País das Maravilhas, Patraca, O Palhaço AstronautaOs Três Mosqueteiros e Peter Pan. Produziu e dirigiu os espetáculos para adultos: O Banho (2007), A-corda (2008), O Mapa do Meu Mundo (2013), O Olhar de Neuza (2013)Pelas Mãos de Maria Ou As Vozes De Simone (2016) ‘’Alice Não Perde o Trem (2018). Atualmente coordena e participa como arte-educadora, diretora e produtora, dentro do Grupo de Pesquisas da Cia. do Abração e suas co-produtoras, de forma sistematizada, diariamente, de Oficinas de Pesquisa e Capacitação Técnica para sua equipe de intérpretes/criadores profissionais, buscando melhorar as suas qualidades corporais.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS 

·         2022 – Foi palestrante nas difusões dos espetáculos “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu” e “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, afim de realizar o trabalho de formação de plateia. Edital 066 da Fundação Cultural de Curitiba – Difusão nas 10 regionais da cidade.

·         2023 dirigiu o espetáculo Secretos de ñandutí com produção e elenco do Paraguai.


PRODUÇÕES CULTURAIS

Desde 2001, junto à Cia. do Abração, vem realizando diversas produções culturais, dentre elas, 20 Espetáculos de Repertório, eventos culturais como Abração Entre Amigos, o Espaço do Corpo e o Projeto de Investigação de Teatro Para Crianças. Tais produções foram, em sua maioria, viabilizadas por editais públicos conquistados, quais sejam: Em Cena Brasil – 2002 , Projeto para montagem do espetáculo "Sonho de Uma Noite de Verão"Prêmio concedido pela FUNARTE. Caravana da FUNARTE – 2004, projeto de circulação do espetáculo "Sonho de Uma Noite de Verão", Prêmio concedido pelo Governo Federal. Difusão Cultural em Artes Cênicas – 2005. e 2006 Edital de circulação de espetáculos promovido pela Fundação Cultural de Curitiba com os seguintes espetáculos: "Sonho de Uma Noite de Verão" e "Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu" e "O Trenzinho do Caipira". Fomento ao Teatro independente – 2006 Edital de produção e apresentação do espetáculo "Estórias Brincantes de Muitas Mainhas". Edital de produção e apresentação do espetáculo "O Banho" de 2007, Promovido pela Fundação cultural de Curitiba. Edital Myriam Muniz – 2006 Prêmio concedido pelo Governo Federal através da Funarte para o Projeto de investigação de Teatro para Infância e Juventude – Evento que propôs mostra de espetáculos de repertório da Cia. do Abração, ensaios abertos, oficinas, palestras e debates direcionados para artistas, arte-educadores, educadores e público interessado.  Edital Klauss Vianna – 2006, Prêmio concedido pelo Governo Federal através da Funarte para a produção e apresentação do espetáculo de dança "Canções que Viram Corpo". Prêmio Myriam Muniz 2013 para circulação do espetáculo "O Trenzinho do Caipira" por várias cidades do Brasil. Edital de Teatro Para Infância e Juventude – produção do espetáculo "Kartas de uma Boneka Viajante" subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba. Produção do espetáculo "Napo – o menino que não existe" e "Patraca – o Palhaço Astronauta" subsidiados pela Fundação Cultural de Curitiba. Em 2018, também produz os espetáculos "Peter Pan", "Pinóquio" e "Alice não perde o Trem", financiada por diferentes meios. Em 2019 idealiza e produz o espetáculo "O Menino que Amarrava Tudo". Em 2020 coordena a produção da 1ª MOSTRA ATINJ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, realizada online no mês de novembro.

·         Desde 2009 produz o Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças. Ao longo dos anos, participou de Editais de Ocupação da CAIXA CULTURAL Curitiba, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. Em 2021 faz a direção do espetáculo João e o pé de Feijão com Montenegro produção. Em 2022 Produz o 11 Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças. Em 2023 dirigiu o espetáculo Secretos de ñandutí com produção e elenco do Paraguai, com estreia em Assunção Paraguai.


MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS 
- Participou, como diretora da Cia. do Abração de diversos encontros e Festivais de Teatro, dentre eles, o V Intercâmbio Internacional de Linguagens Pan para Crianças de todas as idades - Rio de Janeiro (julho de 2007) e o Festival Internacional de São José do Rio Preto – SP (julho de 2008) o FiLO – Festival Internacional de Londrina ( 2010/2014).
- Participou do Proyecto Tierra Sin Mal - Intercambio cultural com apresentação dos espetáculos teatrais A-Corda e O Trenzinho do Caipira em  Assunção / Py - abril de 2009.

DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
Produziu e dirigiu os audiovisuais “Lá Vai O Trem”, “Inocência” e “Re-Banho, o processo” todos através da Abração Filmes, Céu Vermelho e Cia. Do Abração. Idealiza e dá continuidade à produção do Projeto de Investigação de Teatro para Crianças, viabilizado pela FUNARTE (2007). Idealizou, produziu e dirigiu os seguintes espetáculos: Sonho de Uma Noite de Verão (2002), Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu (2004)., O Trenzinho do Caipira (2005)., Estórias Brincantes de Muitas Mainhas( 2007), O Banho (2007), Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos(2008), A-Corda (2008), Sobrevoar ( 2010), Clarice Matou os Peixes (2011), O Dorminhoco (2012), O Olhar de Neuza (2013), O Flautista de Ramelim (2014), A Bela e a Fera (2014), O Mágico de OSS (2014), Histórias Brincantes de Muitos Amigos (2015), Kartas de Uma Boneka Viajante (2015), Pelas Mãos de Maria Ou As Vozes De Simone (2016), Napo – Um Menino Que Não Existe (2017), Alice no País das Maravilhas (2017), Os Três Mosqueteiros (2017), e Peter Pan (2018). Idealizou e produziu o Espaço do Corpo: Núcleo de Dramaturgias do Corpo da Cia. do Abração, viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba (Projeto Residências Culturais do Rebouças (2005).

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS 
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2016/17– nas categorias de Melhor Direção – Espetáculo Para Crianças, e Melhor Espetáculo Para Crianças, com “Napo – Um Menino Que Não Existe”
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2015/16 – nas categorias de Melhor Direção – Espetáculo Para Crianças, Texto e espetáculo para crianças.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2013 – nas categorias de Melhor Direção, Texto e espetáculo adulto.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2011 – na categoria Melhor Espetáculo Infantil.
Troféu Gralha Azul – 2010 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor cenário - “Sobrevoar” – Produzido pela Abração Filmes, Cia. do Abração e Céu Vermelho Produções.
Troféu Gralha Azul – 2008 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor figurino e adereços - “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” – Produzido pela Abração Filmes, Cia. do Abração e Céu Vermelho Produções.
- Prêmio de Melhor Atriz do II Festival de Cinema de Maringá – Pr.
- Troféu Gralha Azul – 2002 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor espetáculo, Prêmio Poty Lazzarotto – 2002  na categoria de melhor espetáculo, ambos para a peça teatral “Sonho de Uma Noite de Verão” – Projeto Shakespeare para Crianças
- Troféu Gralha Azul de Melhor Figurino e Adereços do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”- 2008.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 1992 – na categoria de Melhor Atriz Espetáculo Infantil, em 1993 - nas categoria Melhor Atriz Espetáculo Infantil
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 1992 – na categoria Melhor Atriz Espetáculo Adulto.
- Prêmio Potty Lazarotto, concedido pela classe artística na categoria de Melhor Atriz Espetáculo Adulto.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
É sócia-proprietária da Cia. do Abração, empresa cultural na qual, desde a sua fundação, em 2001, administra, assina a idealização e direção de todos os seus projetos culturais, produzindo todas as suas ações culturais com destaque para: seus 20 espetáculos de repertório e 3 filmes; a manutenção de seu grupo de pesquisa continuada; os eventos culturais gratuitos: Abração entre Amigos, Conversa com Produtores e Diretores Teatrais; a criação da cooperativa - Espaço do Corpo: Núcleo de Dramaturgias do Corpo da Cia do Abração; as oficinas permanentes de teatro atingindo alunos desde 04 anos até a terceira idade.

____________________________________________________________________________


NOME
Blas Augustin Torres De Araujo

ÁREA DE ATUAÇÃO
Diretor Cinematográfico, Cenógrafo, Cenotécnico, Iluminador e Ator.

FORMAÇÃO
É formado em Antropologia Aplicada pela Universidade Salesciana de Quito Equador. Fez curso de Cinema e Vídeo, no CETC (Centro de Educación Teatral y Cinematográfica) Asunción – Paraguay.  Cursou artes cênicas no Instituto Municipal de Artes Escenicas – Asunción. Ator profissional pela banca de SATED/PR. Participou de Várias oficinas de aprimoramento técnico tais como: Dramaturgia e encenação com Ilo Krugli, Animação de Objetos com Renato Perré e Manipulação de Bonecos com Carolina Garcia (Caixa do Elefante/RS).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Desde 1998, trabalha com cinema em Curitiba/Paraná tendo desempenhando as funções de diretor, roteirista, produtor, maquinista e eletricista. Trabalha como designer gráfico, videomaker, diretor e editor cinematográfico, ator, cenógrafo e cenotécnico na Abração Filmes e Cia. do Abração, espaço de arte e cultura, desde 2004. Participou de grupos de teatro como ator, diretor e produtor. Esteve na coordenação do Festival Nacional de Teatro Juvenil, Festival de Teatro Juvenil/Asunción, Campamento Cultural Juvenil e na coordenação geral do Núcleo Juvenil de Acción Cultural - Asunción. Foi operador de câmera e editor de vídeo na área de Comunicação do Banco Nacional de Fomento, em Assunção, Paraguai.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS

·         Atuou na difusão do espetáculo Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu, pelo edital 066 da Fundação Cultural de Curitiba, apresentando as 10 Regionais de Curitiba, em 2022.

·         Iluminador no espetáculo Secretos de ñandutí, da Cia Kunu’u Títeres do Paraguai, em 2023.


PRODUÇÕES CULTURAIS

Como diretor e roteirista:

 • “Re-Banho, o processo”- Longa-metragem, documentário. Realização Abração Filmes e Cia do Abração – Direção Blas Torres e Leticia Guimarães - lançado na cinemateca de Curitiba em fevereiro de 2008;

• Inocência, Curta Metragem – Ficção-Realização Abração Filmes e Cia do Abração - Direção – Blas Torres e Leticia Guimarães - Lançado na cinemateca de Curitiba em fevereiro de 2008, exibido no Memostra 2009;

 •  La Vai o Trem, curta metragem/ realização Abração Filmes, Cia do Abração e Céu Vermelho  Participou, em outras funções, em mais de 40 obras audiovisual.

COMO ILUMINADOR: Espetáculos da Cia. Do Abração desde 2014, total 15 espetáculos como iluminador.

Como produtor: Espetáculos da Cia. Do Abração desde 2014, total 10 espetáculos como produtor.

COMO CENÓGRAFO: Assina os cenários de espetáculos da Cia. Do Abração desde 2010, tendo desenvolvido mais de 20 trabalhos até o momento.

COMO COORDENADOR DE PRODUÇÃO DE ESPETÁCULOS TEATRAIS

 “O Flautista de Ramelim” (PARA CRIANÇAS)

“ A Bela e a Fera” (PARA CRIANÇAS)

“O Mágico de Oss” (PARA CRIANÇAS)

“Kartas de Uma Boneka Viajante” (PARA CRIANÇAS)

“Patraca” (PARA CRIANÇAS)

“nAPO – O MENINO QUE NÃO EXISTE”

“O Menino que Amarrava Tudo” (PARA CRIANÇAS)

“O Banho” (PARA ADULTOS)

“O Olhar de Neuza” (PARA ADULTOS)

COMO COORDENADOR DE PRODUÇÃO DE FESTIVAIS

·         PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO – 2009 A 2022


MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS

·         Mostra Atinj Para Crianças de Todas as Idades. ATINJ-PR. Função: Ator, produtor e videomaker.

·         Pequeno Grande encontro de teatro para crianças de todas as idades. Cia. do Abração. Curitiba/PR. Função: Ator, iluminador e produtor


DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

·         Papéis de Maria Dias (Teatro de Comédia do Paraná – TCP) 2018 - Cenógrafo

·         Como diretor, roteirista e editor nos audiovisuais: La Vai o Trem (2009), Inocência (2008), Re-Banho - O Processo (2008), todos através da Abração Filmes, Céu Vermelho e Cia. Do Abração.

·         Participou do Projeto de Investigação de Teatro para Crianças, viabilizado pela FUNARTE (2007) e pela Fundação Cultural de Curitiba (2009). Criador dos blogs de discussões culturais teatrocriancas@blogspot.com e obanho@blogspot.com.

·         Ator, Cenógrafo, Produtor e Técnico integrante do grupo de Pesquisas Cênicas da Cia do Abração.


PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS
- Troféu Gralha Azul 2010 – Prêmio Governador do Estado – Melhor Cenógrafo OUTRAS; 
- Troféu Gralha Azul 2016 - Indicado como melhor ator pelo espetáculo KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Atualmente trabalha na roteirização da transposição dos espetáculos dirigidos a crianças da Cia. do Abração para a linguagem audiovisual; Dirige o Núcleo de Pesquisa em linguagem audiovisual da Cia. do Abração; Coordena a comunicação visual da Cia. do Abração. Atua como ator na Cia. do Abração.
____________________________________________________________________________

NOME
Dylan Willms

ÁREA DE ATUAÇÃO
Ator

FORMAÇÃO
Curso de Teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração / Ator Profissional SATED/PR

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Iniciou sua formação em teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração em 2018, onde participou como ator nos espetáculos “PROBLEMAS CABELUDOS DE GENTE QUASE GRANDE”, 2019, “GERAÇÃO TOUCH”, "ABRA-SE O LIVRO, FAÇA-SE A HISTÓRIA", 2020 participou da websérie “EDIFICIO É DIFICIL”, 2021 “A LIGA DOS INQUILIBRISTAS”. Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Canto para Teatro com Karla Izidro – Curitiba, Paraná; Oficina de Teatro físico com Juliana Cordeiro – Curitiba, Paraná, Oficina de Cenografia e Adereço para Teatro com Élio Chaves- Curitiba, Paraná; Oficina de iluminação para Teatro com Blas Torres; Oficina de Concepção de Figurinos com Rayssa Gualberto;  

Hoje é integrante do núcleo profissional de pesquisas cênicas da Cia do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento e integra o elenco das peças de repertório como ator em: “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”, “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”, ” O MÁGICO DE OSS”, “HISTÓRIAS BRICANTES DE MUITOS PAIZINHOS”, “TRENZINHO DO CAIPIRA”.

Desenvolve, trabalhos relacionados com produções teatrais desde 2018, entre eles, destacam-se: Em 2018: Cenografia, do espetáculo “PROBLEMAS CABELUDOS DE GENTE QUASE GRANDE” do núcleo de teatro amador da Cia do Abração; 2019, Cenografia do espetáculo "ABRA-SE O LIVRO, FAÇA-SE A HISTÓRIA” do núcleo de teatro amador da Cia do Abração realizado na Cia. do Abração. Em 2018: coordenação de produção dos espetáculos ‘GERAÇÃO TOUCH’’, do núcleo de teatro amador da Cia. Do Abração, assistente de produção, iluminação e OP.sonoplastia do 9º  Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades da Cia. do Abração, viabilizado pelo Mecenato Subsidiado, e realizado no Teatro Guaíra em Curitiba/PR. Assistência de produção dos espetáculos ‘’Peter Pan’’ e ‘’Pinóquio’’, para o ‘’Festival Era Uma Vez... Eram Duas, Eram Três’’; Em 2019  fez assistência de produção, iluminação e sonoplastia no 10º  Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades da Cia. do Abração em Curitiba/PR. Participou como assistente de cenografia, cenotécnico, aderecista e assistente de iluminação do espetáculo  “O MENINO QUE AMARRAVA TUDO”. Em 2020 participou como Ator e Assistente de Produção de Juliana Cordeiro na turma dos adultos do Núcleo de Teatro Amador da Cia do Abração, na websérie “EDIFCIO É DIFICIL”, a qual contou com 3 episódios. Em 2021 participa como Ator e assistente de produção da série “A LIGA DOS INQUILIBRISTAS”, e participa da criação do espetáculo, como ator em “João e o Pé de Feijão” do ‘’Festival Era Uma Vez... Eram Duas, Eram Três’’, em parceria com a Montenegro Produções que teve sua estreia em outubro. Em dezembro participa do “Natal de Curitiba Luz dos Pinhais” como ator. Em 2022: atuou como ator e produtor executivo da 11ª Edição do PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, da Cia. Do Abração; Circulou pelas 10 regionais de Curitiba pelo edital de Difusão Entre as Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, com 1 espetáculo, sendo eles “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, realizando 11 apresentações no total.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS

•           2022 - Circulou pelas 10 regionais de Curitiba pelo edital de Difusão Entre as Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.

•          2022 - Ator nos espetáculos ”Mágico de Oss”, Alice no País das Maravilhas”, “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” 11ª edição do pequeno grande encontro de teatro para crianças de todas as idades.


PRODUÇÕES CULTURAIS

•           Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, participando de 6 espetáculos de repertório como ator.

•           Espetáculos do Núcleo de Teatro Amador da Cia. do Abração.


MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS

·           10º Festival de Teatro para Crianças de Curitiba - Pequeno Grande Encontro, realizado no Teatro José Maria Santos em Curitiba/PR. 2019

             11ª edição do pequeno grande encontro de teatro para crianças de todas as idades •    Teatro José Maria Santos em Curitiba/PR, 2022.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 

Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Letícia Guimarães, Oficina de Preparação Vocal para Atores com Alysson Siqueira, Oficina de Canto para Teatro com Karla, Oficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves, entre outras.


____________________________________________________________________________


NOME
Ana Sercunvius

ÁREA DE ATUAÇÃO
Atriz

FORMAÇÃO
- Graduanda em Pedagogia, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.
- Curso de Teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração.
- Atriz e Produtora Profissional SATED/PR

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Iniciou sua formação em teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração em 2016, onde participou como atriz nos espetáculos “SouFrida”, “A Cidade Que Não Tinha Vento”, ‘’As Atrizes Felizes vs Melancomímicos”, “Do Caos à Criação” e ‘’Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não’’. Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson Delliano – Curitiba, Paraná; Oficina de Canto para Teatro com Karla Izidro – Curitiba, Paraná; Oficina de Circo com o Espaço Sou Arte de Campo Mourão-PR; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador; Oficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves- Curitiba, Paraná; Oficina de iluminação para Teatro com Blas Torres; Oficina de Concepção de Figurinos com Maria Adélia Ferreira;  

Hoje é integrante do núcleo profissional de pesquisas cênicas da Cia do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento, do curso livre de Teatro e integra o elenco das peças de repertório como atriz “O Trenzinho do Caipira”, “A Bela e a Fera”, “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, “O Mágico de Oss”, “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone”, “Napo – Um Menino Que Não Existe”, “Alice no país das Maravilhas”, ‘’Os Três Mosqueteiros’’, ‘’Peter Pan’’, ‘’Pinóquio’’, ‘’Alice Não Perde o Trem’’, “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, “Sobrevoar”, “Sonho de Uma Noite de Verão”, “O Menino Que Amarrava Tudo”, “João e o Pé de Feijão”, “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu” e “Clarice Matou os Peixes”.

Desenvolve, trabalhos relacionados com produções teatrais desde 2016, entre eles, destacam-se: Em 2016: coordenadora de produção do espetáculo “Do Caos à Criação” do núcleo de teatro amador da Cia do Abração; Assistência de Produção da criação e temporada do espetáculo “Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone” realizado na Cia. do Abração. Em 2017: coordenação de produção dos espetáculos ‘’Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não’’, ‘’O Vai e Vem do Barco Vintém’’ e ‘’Os Equilibristas’’, do núcleo de teatro amador da Cia. Do Abração; foi produtora do Espetáculo Teatral “Patraca, o Palhaço Astronauta” da Céu Vermelho Produções Artísticas e do Projeto “Contos do Abração”, que contou com a produção de dois espetáculos: ‘’Alice no País das Maravilhas’’ e ‘’Os Três Mosqueteiros’’; Assistente de Produção do 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades da Cia. do Abração, viabilizado pelo Mecenato Subsidiado, e realizado no Teatro Guaíra em Curitiba/PR. Em 2018: Continuou o Projeto Contos do Abração, com a produção dos espetáculos ‘’Peter Pan’’ e ‘’Pinóquio’’, para o ‘’Festival Era Uma Vez... Eram Duas, Eram Três’’; Assistência de Produção do 9º Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades da Cia. do Abração, realizado no Teatro Guaíra em Curitiba/PR. Coordenou a produção dos espetáculos ‘’Entre Tigres e Elefantes’’ e ‘’Problemas Cabeludos de Gente Quase Grande’’, do núcleo de teatro amador da Cia. Do Abração. Em 2019 fez coprodução executiva e receptiva no 10º Festival de Teatro para Crianças de Curitiba - Pequeno Grande Encontro, realizado no Teatro José Maria Santos em Curitiba/PR. No Núcleo de Teatro Amador da Cia do Abração, coordenou a produção dos espetáculos “Léo no País dos Insetos” e “Abra-se o Livro, Faça-se a História”. Fez a produção do espetáculo ‘’Sonho de Uma Noite de Verão’’ na Caixa Cultural Rio de Janeiro, e de ‘’Sobrevoar’’ na Caixa Cultural Fortaleza. Em 2020: Assessorou a arte-educadora Rana Moscheta na turma de crianças do Núcleo de Teatro Amador da Cia do Abração, codigirindo a websérie “Diário do Mar”, a qual contou com 3 episódios. Participou como atriz de 5 contações de histórias online, da série ‘’Te Conto um Conto’’, em parceria com a Montenegro Produções. Produziu e atuou como atriz na websérie ‘’Era Uma Vez – Fábulas Contemporâneas’’, também em parceria com a Montenegro Produções. Atuou como atriz na transmissão ao vivo dos espetáculos ‘’O Mágico de Oss’’ e ‘’Sobrevoar’’ no Youtube e Facebook. Foi aprovada em diversos editais emergenciais, entre eles ‘’Cultura nas Redes’’ e ‘’Cultura Feita em Casa’’, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura – SEEC, ‘’Programa FCC Digital’’ e ‘’FCC Digital II’’, da Fundação Cultural de Curitiba – FCC e Prêmio Funarte Respirarte, da FUNARTE. Coproduziu a 1ª Mostra ATINJ para Crianças de Todas as Idades, além de atuar como atriz em 3 espetáculos da mostra, em novembro de 2020. Em 2021: Participou das transmissões ao vivo dos espetáculos “A Bela e a Fera”, “O Mágico de Oss” e “Pinóquio”, em parceria com a Cia Trem de Teatro, de Minas Gerais. Coproduziu e também participou como atriz da Mostra Atinj – Edição Especial, em 2 de 4 espetáculos da Mostra. Participou como atriz e produtora da Mostra Atinj para Crianças. Atuou como atriz no projeto Bibliotecarte produzido pela Montenegro Produções, participando de 32 rodas de leitura em áudio visual. Produziu o espetáculo Pinóquio que foi apresentado online no Centro Cultural Cic, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba. Coproduziu e participou como atriz do projeto Teatrocando nos Ares dos Paranares, em parceria com a produtora Heloisa Giovenardi e a Cia. do Abração, que circulou no formato online em 5 cidades do estado do Paraná, com espetáculos e oficinas teatrais. Estreou o espetáculo João e o Pé de Feijão no teatro Bom Jesus em outubro, com a Montenegro Produções, pelo festival “Era uma vez... eram duas... eram três”. Participou do Natal Luz dos Pinhais em Curitiba pelo quinto ano seguido. Em 2022: atuou como atriz e produtora executiva da 11ª Edição do PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, da Cia. Do Abração; Circulou pelas 10 regionais de Curitiba pelo edital de Difusão Entre as Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, com 2 espetáculos, sendo eles “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” e “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu”, realizando 22 apresentações no total.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS

•           Apresentação do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” no SESC ENCENA, pelas cidades de Londrina, Medianeira e Curitiba, como atriz e produtora.

•           Assistência de produção para a cia Kunu´u Títeres do Paraguai no espetáculo Secretos de Ñandutí, que teve sua pré-estreia na Cia. Do Abração em Curitiba e a estreia oficial no teatro municipal de Assunção/PY.


PRODUÇÕES CULTURAIS

•           Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, participando de 18 espetáculos de repertório como atriz.

•           Coproduziu em o projeto TEATROCANDO NOS ARES DOS PARANARES, em parceria com a produtora Heloisa Giovenardi e a Cia. do Abração, o qual circulou no formato online em 5 cidades do estado do Paraná, com oficinas e espetáculos teatrais.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS

·           Caixa Cultural Rio de Janeiro 2019 – Espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”. Atriz e Produtora.

·           Caixa Cultural Fortaleza 2019 – Espetáculo “SobreVoar”. Atriz e Produtora.


PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS

·         Troféu Gralha Azul 2017 – Prêmio Governador do Estado - Indicada como atriz revelação pelo espetáculo NAPO – UM MENINO QUE NÃO EXISTE.

Troféu Gralha Azul 2019 – Prêmio Governador do Estado - Indicada como Melhor Atriz de Espetáculo para Crianças por O MENINO QUE AMARRAVA TUDO.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES

Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Circo com o Espaço Sou Arte de Campo Mourão-PR; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador.

Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Letícia Guimarães, Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson Delliano, Oficina de Canto para Teatro com Karla, Oficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves, entre outras.


____________________________________________________________________________

NOME
Juliana Cordeiro de Souza

ÁREA DE ATUAÇÃO
Atriz

FORMAÇÃO

Pós Graduada em Educação Infantil - SENAC

Formada no Curso de Licenciatura em Teatro pela UNESPAR- Faculdade de Artes do Paraná.

Formada no Curso Técnico Profissionalizante em Comunicação e Arte do Colégio Estadual do Paraná – CEP.
DRT/PR - 23295 (Artista) / 19031 (Técnico)

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

       Iniciou sua formação em teatro no GRUTA – Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná, colégio em que cursou o ensino médio e técnico em Comunicação e Arte entre 2006 e 2009 integrando o elenco das peças "Liberdade, Liberdade", "Milk Shakespeare", "A Viagem de um Barquinho", participou do Núcleo de Profissionalização Teatral – durante os anos 2007 a 2009, com criação e montagem das  peças "Lagoa alagada Indiazinha Apaixonada", "Casa de Orates", "Ma Donna Mia", "O Casamento do Meu Marido" e "Dama dos Mares". Após concluir o ensino médio e técnico, ingressa no Curso de Licenciatura em Teatro, na Faculdade de Artes do Paraná, atual UNESPAR, e se apresenta em provas públicas: "O Santo e a Porca", "Brisé" e "Casa de Bonecas". Em 2013, cria a Cia Uma da Outra e realiza a peça "TSURU". Em janeiro de 2014 ingressa na Cia. do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento, executa o projeto Difusão em Teatro, pela Fundação Cultural de Curitiba, Edital de Ocupação Caixa Cultural nas cidades de Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. Desde então, atua em diversos festivais como atriz e produtora da Cia. Do Abração.

        Atuou como coordenadora pedagógica do Curso livre de teatro da Cia. Do Abração de 2018 a 2021, também atuou como professora na escola nos anos de 2014 e 2020. Desde então, tem ministrado oficinas para crianças e adultos em diversos projetos da companhia.

        Hoje integra o elenco das peças de repertório "O Banho", Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos", "A Bela e a Fera", "O Mágico de Oss", "O Trenzinho do Caipira", "Sobrevoar", "Histórias Brincantes de Muitos Amigos", "Kartas de uma boneka viajante", "Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone", "Sonho de uma Noite de Verão", "Patraca – O Palhaço Astronauta", "Alice no País das Maravilhas", ‘’Peter Pan’’, ‘’Pinóquio’’, ‘’Alice Não Perde o Trem’’, "Clarice matou os Peixes" e "O Menino Que Amarrava Tudo".

        Como produtora, participa dos projetos de Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro desde sua 7ª edição, do Festival FAMA, de Arapoti. Além de atuar nas produções executivas dos espetáculos "contos do Abração" e projetos de "Ocupação Caixa Cultural" em 2016, 2017 e 2019 e Circuito Cultural SESI de 2016 e 2017. Além de projetos incentivados pela Lei Federal de Incentivo Rouanet, como: Abraçando o Paraná – Teatrocando nos ares dos Paranares, Histórias Brincantes e Afetivas e outros.

         Em 2021, Participou como atriz e produtora da Mostra Atinj para Crianças. Atuou como atriz no projeto Bibliotecarte produzido pela Montenegro Produções, participando de 32 rodas de leitura em áudio visual. Realizou assistência de direção para o espetáculo “João e o Pé de Feijão”, produzido pela Cia. Do  Abração.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS

•           Apresentação do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” no SESC ENCENA, pelas cidades de Londrina, Medianeira e Curitiba, como produtora.

•           Assistência de produção para a cia Kunu’u Títeres do Paraguai no espetáculo Secretos de Ñandutí, que teve sua pré-estreia na Cia. Do Abração em Curitiba e a estreia oficial no teatro municipal de Assunção/PY.


PRODUÇÕES CULTURAIS
Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, participando de 17 espetáculos de repertório como atriz e Produtora. Atua na coordenação do Núcleo de Teatro Amador da Cia. Do Abração desde 2018. Produziu edições do festival Pequeno Grande Encontro de Teatro, circulações SESI e SESC e Caixa Cultural.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS

•          Caixa Cultural Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador entre os anos de 2015 e 2019 – Espetáculos "Sonho de Uma Noite de Verão", "SobreVoar" e "Estórias Brincantes de Muitas Mainhas", como produtora, atriz e oficineira teatral.

 

•         Em 2017 participou como atriz no espetáculo “A Bela e a Fera” no FITA CHILE, em Santiago.


DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

•          Fez coprodução executiva e receptiva do 7º ao 11º Pequeno Grande encontro de teatro para crianças de todas as idades da Cia. do Abração, em 2016, 2017, 2018 e 2019, realizado em Curitiba/PR. Trabalhou como coprodutora para a Cia do Abração nos projetos Ocupação Caixa Cultural – Salvador 2016, Rio de Janeiro e Fortaleza em 2019, e Circuito Sesi 2016 e 2017.

•          Participou como atriz do Edital Domingo Tem Teatro, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, entre agosto e setembro de 2018, com o espetáculo ‘’O Mágico de Oss’’, e participou como atriz da Quarta Edição do Edital Prêmio Arte Paraná, em agosto e setembro de 2018, com o espetáculo ‘’Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone’’.

•          Idealizadora do projeto Te conto um conto, realizado de maneira online em 2020.

•          Produtora, editora e atriz do projeto Guardiã de Velhas Histórias, realizado em 2020.

•          Assistência de Direção e Produtora, do espetáculo João e o Pé de Feijão, realizado em 2021 pela Cia. Do Abração.


PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS

•          Troféu Gralha Azul 2015 – Prêmio Governador do Estado - Melhor espetáculo infantil em co produção com a Cia. do Abração com o espetáculo "Kartas de uma Boneka Viajante"

•          Troféu Gralha Azul 2015 – Prêmio Governador do Estado - Indicação atriz revelação com os espetáculos "Kartas de uma Boneka Viajante" e "Estórias Brincantes de Muitos Amigos"

•          NAPO – Um Menino Que Não Existe - Troféu Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado do Paraná – 2016/17 na categoria de: Melhor Espetáculo Para Crianças. Atuou como produtora da Cia. Do Abração.

•           Troféu Gralha Azul 2019 – Prêmio Governador do Estado - Indicação Melhor atriz de espetáculo Infantil por "O Menino Que Amarrava Tudo".

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Abração Filmes e Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Simão Cunha e Gabriel Guimard, Dança com Fabiana Ferreira, Acrobacias de solo de tecido acrobático com Luthy Milano, utilização de máscaras com Cléber Pereira Borges, Técnica vocal e musicalização com Alysson Siqueira, Oficina de sombras com o Grupo Lumbra do RS, entre outras.

Nenhum comentário: