Equipe


NOME
Leticia Guimarães

ÁREA DE ATUAÇÃO
Diretora Artística, Assistente de Direção Teatral e Diretora Cinematográfica, Diretora de Produção Teatral e Cinematográfica, Atriz e Coreógrafa

FORMAÇÃO
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba no ano de 1986. Formada em língua inglesa pelo Centro de Línguas Inter-Americano e em língua francesa pela Aliança Francesa, em 1980.  Cursou Mímica Contemporânea com Denise Stoklos, entre o período de l982 a l984, tendo trabalhado como assistente de produção no espetáculo protagonizado por Denise, ”Um Orgasmo Adulto Escapa do Jardim Zoológico”, em São Paulo. Participou de diversas oficinas e cursos na área de artes cênicas, dos quais se destacam: O Corpo em Equilíbrio – Mônica Infante - Curitiba – PR; O Corpo Consciente – Cinthia Kunifas - Curitiba – PR; Técnica de Respiração Nishino Ryo Kokiuho – Wilson Sagae - Curitiba – PR; Curso de mímica clássica com Daniel Berbedez – Argentina; Curso de mímica clássica com o mímico Ewerton – Curitiba – PR ;  Curso de interpretação com o ator e diretor Sérgio Brito - Curitiba– PR Cursou também diversas oficinas, em diversas técnicas de mímica, de dança contemporânea e dança flamenca. Iniciou sua carreira no teatro amador em 1982, tendo fundado três importantes grupos teatrais, nos quais atuava como atriz, produtora e diretora. Cursou Extensão Universitária em Arte Educação na USP/SP, entre 1989 e 1990. Em 2001 fez o curso de Direção de Produção Cultural no SATED – PR, para a sua capacitação profissional.  Em 2005 participou do curso Gestão Cultural – A Formação do Agente e do Produtor Cultural promovido pela Quixote Arte e Eventos – Curitiba – PR.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua carreira no teatro amador em 1982, tendo fundado três importantes grupos teatrais, nos quais atuava como atriz, produtora e diretora. Trabalhou como assistente de produção no espetáculo protagonizado por Denise Stoklos, ”Um Orgasmo Adulto Escapa do Jardim Zoológico”, em São Paulo. Desde 1987, atua como atriz profissional, na direção e produção cultural, tendo produzido espetáculos teatrais amadores e profissionais, oficinas das diversas áreas artísticas e eventos culturais. Ministrou diversas oficinas de mímica e interpretação. Como atriz, participou de importantes montagens teatrais em Curitiba, ininterruptamente, entre 1987 e 2005, com destaque para os seguintes diretores teatrais: Raul Cruz, Edson Bueno, Abelardo Figueiredo, Fátima Ortiz e Maurício Vogue. Como arte-educadora, em 2007, foi convidada a participar de mesa-redonda no 4º Seminário de Arte-educação da Universidade de Blumenau (FURBS), dividindo palestra com doutores da USPSP. Desde 2009, realiza Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades. Produziu e dirigiu os espetáculos para crianças de todas as idades: Sonho de uma noite de verão; O Trenzinho do Caipira, Sobrevoar, Estórias Brincantes de Muitas Mainhas, Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, O Dorminhoco, Clarice Matou os Peixes, Um Mundo debaixo do meu Chapéu, A Bela e a Fera, O Mágico de Oss, O Flautista de Ramelim, Histórias Brincantes de Muitos Amigos, Kartas de uma Boneka viajante, Napo – Um Menino Que Não ExisteAlice no País das Maravilhas, Patraca, O Palhaço AstronautaOs Três Mosqueteiros e Peter Pan. Produziu e dirigiu os espetáculos para adultos: O Banho (2007), A-corda (2008), O Mapa do Meu Mundo (2013), O Olhar de Neuza (2013)Pelas Mãos de Maria Ou As Vozes De Simone (2016) ‘’Alice Não Perde o Trem (2018). Atualmente coordena e participa como arte-educadora, diretora e produtora, dentro do Grupo de Pesquisas da Cia. do Abração e suas co-produtoras, de forma sistematizada, diariamente, de Oficinas de Pesquisa e Capacitação Técnica para sua equipe de intérpretes/criadores profissionais, buscando melhorar as suas qualidades corporais.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS 
Em 2017 produz o VIII Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades – Festival subsidiado pela FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, e em maio de 2018 dirige o espetáculo ‘’Alice Não Perde o Trem’’.

PRODUÇÕES CULTURAIS
Desde 2001, junto à Cia. do Abração, vem realizando diversas produções culturais, dentre elas, 17 Espetáculos de Repertório, eventos culturais como Abração Entre Amigos, o Espaço do Corpo e o Projeto de Investigação de Teatro Para Crianças. Tais produções foram, em sua maioria, viabilizadas por editais públicos conquistados, quais sejam: Em Cena Brasil – 2002 , Projeto para montagem do espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”Prêmio concedido pela FUNARTE. Caravana da FUNARTE – 2004, projeto de circulação do espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, Prêmio concedido pelo Governo Federal. Difusão Cultural em Artes Cênicas – 2005. e 2006 Edital de circulação de espetáculos promovido pela Fundação Cultural de Curitiba com os seguintes espetáculos: “Sonho de Uma Noite de Verão” e “Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu” e “O Trenzinho do Caipira”. Fomento ao Teatro independente – 2006 Edital de produção e apresentação do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”. Edital de produção e apresentação do espetáculo “O Banho” de 2007, Promovido pela Fundação cultural de Curitiba. Edital Myriam Muniz – 2006 Prêmio concedido pelo Governo Federal através da Funarte para o Projeto de investigação de Teatro para Infância e Juventude – Evento que propôs mostra de espetáculos de repertório da Cia. do Abração, ensaios abertos, oficinas, palestras e debates direcionados para artistas, arte-educadores, educadores e público interessado.  Edital Klauss Vianna – 2006, Prêmio concedido pelo Governo Federal através da Funarte para a produção e apresentação do espetáculo de dança “Canções que Viram Corpo”. Prêmio Myriam Muniz 2013 para circulação do espetáculo “O Trenzinho do Caipira” por várias cidades do Brasil. Edital de Teatro Para Infância e Juventude – produção do espetáculo “Kartas de uma Boneka Viajante” subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba. EDITAL de ocupação da CAIXA Cultural Curitiba, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza.  Desde 2009 produz o Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS 
- Participou, como diretora da Cia. do Abração de diversos encontros e Festivais de Teatro, dentre eles, o V Intercâmbio Internacional de Linguagens Pan para Crianças de todas as idades - Rio de Janeiro (julho de 2007) e o Festival Internacional de São José do Rio Preto – SP (julho de 2008) o FiLO – Festival Internacional de Londrina ( 2010/2014).
- Participou do Proyecto Tierra Sin Mal - Intercambio cultural com apresentação dos espetáculos teatrais A-Corda e O Trenzinho do Caipira em  Assunção / Py - abril de 2009.

DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
Produziu e dirigiu os audiovisuais “Lá Vai O Trem”, “Inocência” e “Re-Banho, o processo” todos através da Abração Filmes, Céu Vermelho e Cia. Do Abração. Idealiza e dá continuidade à produção do Projeto de Investigação de Teatro para Crianças, viabilizado pela FUNARTE (2007). Idealizou, produziu e dirigiu os seguintes espetáculos: Sonho de Uma Noite de Verão (2002), Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu (2004)., O Trenzinho do Caipira (2005)., Estórias Brincantes de Muitas Mainhas( 2007), O Banho (2007), Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos(2008), A-Corda (2008), Sobrevoar ( 2010), Clarice Matou os Peixes (2011), O Dorminhoco (2012), O Olhar de Neuza (2013), O Flautista de Ramelim (2014), A Bela e a Fera (2014), O Mágico de OSS (2014), Histórias Brincantes de Muitos Amigos (2015), Kartas de Uma Boneka Viajante (2015), Pelas Mãos de Maria Ou As Vozes De Simone (2016), Napo – Um Menino Que Não Existe (2017), Alice no País das Maravilhas (2017), Os Três Mosqueteiros (2017), e Peter Pan (2018). Idealizou e produziu o Espaço do Corpo: Núcleo de Dramaturgias do Corpo da Cia. do Abração, viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba (Projeto Residências Culturais do Rebouças (2005).

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS 
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2016/17– nas categorias de Melhor Direção – Espetáculo Para Crianças, e Melhor Espetáculo Para Crianças, com “Napo – Um Menino Que Não Existe”
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2015/16 – nas categorias de Melhor Direção – Espetáculo Para Crianças, Texto e espetáculo para crianças.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2013 – nas categorias de Melhor Direção, Texto e espetáculo adulto.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 2011 – na categoria Melhor Espetáculo Infantil.
Troféu Gralha Azul – 2010 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor cenário - “Sobrevoar” – Produzido pela Abração Filmes, Cia. do Abração e Céu Vermelho Produções.
Troféu Gralha Azul – 2008 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor figurino e adereços - “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” – Produzido pela Abração Filmes, Cia. do Abração e Céu Vermelho Produções.
- Prêmio de Melhor Atriz do II Festival de Cinema de Maringá – Pr.
- Troféu Gralha Azul – 2002 - Prêmio Governador do Estado do Paraná na categoria de melhor espetáculo, Prêmio Poty Lazzarotto – 2002  na categoria de melhor espetáculo, ambos para a peça teatral “Sonho de Uma Noite de Verão” – Projeto Shakespeare para Crianças
- Troféu Gralha Azul de Melhor Figurino e Adereços do espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”- 2008.
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 1992 – na categoria de Melhor Atriz Espetáculo Infantil, em 1993 - nas categoria Melhor Atriz Espetáculo Infantil
- Troféu Gralha Azul - Prêmio Governador do Estado do Paraná em 1992 – na categoria Melhor Atriz Espetáculo Adulto.
- Prêmio Potty Lazarotto, concedido pela classe artística na categoria de Melhor Atriz Espetáculo Adulto.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
É sócia-proprietária da Cia. do Abração, empresa cultural na qual, desde a sua fundação, em 2001, administra, assina a idealização e direção de todos os seus projetos culturais, produzindo todas as suas ações culturais com destaque para: seus 20 espetáculos de repertório e 3 filmes; a manutenção de seu grupo de pesquisa continuada; os eventos culturais gratuitos: Abração entre Amigos, Conversa com Produtores e Diretores Teatrais; a criação da cooperativa - Espaço do Corpo: Núcleo de Dramaturgias do Corpo da Cia do Abração; as oficinas permanentes de teatro atingindo alunos desde 04 anos até a terceira idade.

_________________________________________________________________________________________________


NOME
Blas Augustin Torres De Araujo

ÁREA DE ATUAÇÃO
Diretor Cinematográfico, Cenógrafo, Cenotécnico, Iluminador e Ator.

FORMAÇÃO

É formado em Antropologia Aplicada pela Universidade Salesciana de Quito Equador. Fez curso de Cinema e Vídeo, no CETC (Centro de Educación Teatral y Cinematográfica) Asunción – Paraguay.  Cursou artes cênicas no Instituto Municipal de Artes Escenicas – Asunción. Ator profissional pela banca de SATED/PR. Participou de Várias oficinas de aprimoramento técnico tais como: Dramaturgia e encenação com Ilo Krugli, Animação de Objetos com Renato Perré e Manipulação de Bonecos com Carolina Garcia (Caixa do Elefante/RS).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Desde 1998, trabalha com cinema em Curitiba/Paraná tendo desempenhando as funções de diretor, roteirista, produtor, maquinista e eletricista. Trabalha como designer gráfico, videomaker, diretor e editor cinematográfico, ator, cenógrafo e cenotécnico na Abração Filmes e Cia. do Abração, espaço de arte e cultura, desde 2004. Participou de grupos de teatro como ator, diretor e produtor. Esteve na coordenação do Festival Nacional de Teatro Juvenil, Festival de Teatro Juvenil/Asunción, Campamento Cultural Juvenil e na coordenação geral do Núcleo Juvenil de Acción Cultural - Asunción. Foi operador de câmera e editor de vídeo na área de Comunicação do Banco Nacional de Fomento, em Assunção, Paraguai.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS

- Temporada do espetáculo “Kartas de uma boneka viajante” pelo edital da infância e juventude da Fundação Cultural de Curitiba. – FUNÇÃO: Ator e Cenógrafo.
- Desde 2011 participa como ator do grupo de pesquisas cênicas da Cia do Abração.
- Em 2009, dirigiu e roteirizou o curta metragem ficção “Lá Vai o Trem”, produzido pela Abração Filmes, Cia do Abração e Céu Vermelho.

PRODUÇÕES CULTURAIS

Em 2008, como ator no espetáculo A-Corda, direção de Letícia Guimarães 
Como diretor e roteirista: 
- “Re-Banho, o processo”- Longa-metragem, documentário. Realização Abração Filmes e Cia do Abração – Direção Blas Torres e Leticia Guimarães - lançado na cinemateca de Curitiba em fevereiro de 2008; 
- Inocência, Curta Metragem – Ficção-Realização Abração Filmes e Cia do Abração - Direção – Blas Torres e Leticia Guimarães - Lançado na cinemateca de Curitiba em fevereiro de 2008, exibido no Memostra 2009;
- La Vai o Trem, curta metragem/ realização Abração Filmes, Cia do Abração e Céu Vermelho  Participou, em outras funções, em mais de 40 obras audiovisual.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS
- Abraçando o Paraná – Teatrocando nos ares dos paranares. Cia do Abração. Função: Ator e produtor.
- Pequeno Grande encontro de teatro para crianças de todas as idades. Cia. do Abração. Curitiba/PR. Função: Ator, iluminador e produtor.

DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Como diretor, roteirista e editor nos audiovisuais: La Vai o Trem (2009), Inocência (2008), Re-Banho - O Processo (2008), todos através da Abração Filmes, Céu Vermelho e Cia. Do Abração. Participou do Projeto de Investigação de Teatro para Crianças, viabilizado pela FUNARTE (2007) e pela Fundação Cultural de Curitiba (2009). Criador dos blogs de discussões culturais teatrocriancas@blogspot.com e obanho@blogspot.com. Ator integrante do grupo de Pesquisas Cênicas da Cia do Abração.

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS

- Troféu Gralha Azul 2010 – Prêmio Governador do Estado – Melhor Cenógrafo OUTRAS; 
- Troféu Gralha Azul 2016 - Indicado como melhor ator pelo espetáculo KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Atualmente trabalha na roteirização da transposição dos espetáculos dirigidos a crianças da Cia. do Abração para a linguagem audiovisual; Dirige o Núcleo de Pesquisa em linguagem audiovisual da Cia. do Abração; Coordena a comunicação visual da Cia. do Abração. Atua como ator na Cia. do Abração.

_________________________________________________________________________________________________


NOME
Fernando Bento da Silva

ÁREA DE ATUAÇÃO
Ator

FORMAÇÃO
Curso de Teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua formação em teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração em 2014, onde participou como ator nos espetáculos “Pra Não Dizer Que Não Falei de Nós”, “Joayhu”, "Chegança", “SouFrida”, “A Cidade Que Não Tinha Vento”, “Os Carteiros de Sonhos”, “O Segredo da Amizade", "Um Mar de Histórias", ‘’As Atrizes Felizes vs Do Caos à Criação” e ‘’Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não’’. Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson Delliano – Curitiba, Paraná; Oficina de Canto para Teatro com Karla Izidro – Curitiba, Paraná; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador; Oficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves- Curitiba, Paraná. Hoje é integrante do núcleo profissional de pesquisas cênicas da Cia do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento, do curso livre de Teatro e integra o elenco das peças de repertório “A Bela e a Fera”, “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, “O Mágico de Oss”, “Alice no país das Maravilhas” e “Alice Não Perde o Trem”.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS
- 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades - 2017
- Espetáculo teatral “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” da Cia. do Abração, como ator – maio de 2018.

PRODUÇÕES CULTURAIS
- Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, participando de 05 espetáculos de repertório.
- Espetáculos do Núcleo de Teatro Amador da Cia. do Abração.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS
- Mostra Cultural de Teatro SESC Pato Branco - 2016.
- SESC Encena - Maringá 2018

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador.
Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Letícia Guimarães, Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson DellianoOficina de Canto para Teatro com KarlaOficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves, entre outras.

_________________________________________________________________________________________________


NOME
Ana Beatriz Sercunvius de Almeida

ÁREA DE ATUAÇÃO
Atriz

FORMAÇÃO
- Graduanda em Pedagogia, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.
- Curso de Teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua formação em teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração em 2014, onde participou como atriz nos espetáculos “Pra Não Dizer Que Não Falei de Nós”, “Joayhu”, "Chegança", “SouFrida”, “A Cidade Que Não Tinha Vento”, “Os Carteiros de Sonhos”, “O Segredo da Amizade", "Um Mar de Histórias", ‘’As Atrizes Felizes vs Do Caos à Criação” e ‘’Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não’’. Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson Delliano – Curitiba, Paraná; Oficina de Canto para Teatro com Karla Izidro – Curitiba, Paraná; Oficina de Circo com o Espaço Sou Arte de Campo Mourão-PR; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador; Oficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves- Curitiba, Paraná. Hoje é integrante do núcleo profissional de pesquisas cênicas da Cia do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento, do curso livre de Teatro e integra o elenco das peças de repertório “O Trenzinho do Caipira”, “A Bela e a Fera”, “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, “O Mágico de Oss”, “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone”, “Napo – Um Menino Que Não Existe”, “Alice no país das Maravilhas”, ‘’Os Três Mosqueteiros’’‘’Peter Pan’’ e ‘’Alice Não Perde o Trem’’.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS
- 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades - 2017
- Espetáculo teatral “Peter Pan’’, como atriz – março de 2018.

PRODUÇÕES CULTURAIS
- Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, participando de 09 espetáculos de repertório.
- Espetáculo do Núcleo de Teatro Amador da Cia. do Abração.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS
- Caixa Cultural Fortaleza - 2017
- Circuito Cultural SESI Paraná - 2017

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS

- Troféu Gralha Azul 2017 – Prêmio Governador do Estado - Indicada como atriz revelação pelo espetáculo NAPO – UM MENINO QUE NÃO EXISTE.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES

Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre –RS; Oficina de Circo com o Espaço Sou Arte de Campo Mourão-PR; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju-SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Savador.
Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Letícia Guimarães, Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson DellianoOficina de Canto para Teatro com KarlaOficina de Cenografia para Teatro com Élio Chaves, entre outras.

_________________________________________________________________________________________________ 


NOME
Juliana Cordeiro de Souza

ÁREA DE ATUAÇÃO
Atriz

FORMAÇÃO
- Formada no Curso de Licenciatura em Teatro pela UNESPAR- Faculdade de Artes do Paraná.
- Formada no Curso Técnico Profissionalizante em Comunicação e Arte do Colégio Estadual do Paraná – CEP.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua formação em teatro no GRUTA – Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná, colégio em que cursou o ensino médio e técnico, sob direção de Raquel Mastey, em 2006 e 2007, integrando o elenco das peças “Liberdade, Liberdade”“Milk Shakespeare”“A Viagem de um Barquinho”, participou do Núcleo de Profissionalização Teatral – durante os anos 2007 a 2009, com criação e montagem das  peças “Lagoa alagada Indiazinha Apaixonada”“Casa de Orates”“Ma Donna Mia”“O Casamento do Meu Marido” e “Dama dos Mares”. Após concluir o ensino médio e técnico, ingressa no Curso de Licenciatura em Teatro, na Faculdade de Artes do Paraná, atual UNESPAR, e se apresenta em provas públicas: “O Santo e a Porca”“Brisé” “Casa de Bonecas”. Em 2013, cria a Cia Uma da Outra e realiza a peça “TSURU”. Em janeiro de 2014 ingressa na Cia. do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento, executa o projeto Difusão em Teatro, pela Fundação Cultural de Curitiba, realizando 23 apresentações da peça “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” em escolas da rede pública. Hoje integra o elenco das peças de repertório “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, “A Bela e a Fera”“O Mágico de Oss”, “O Trenzinho do Caipira”, “Sobrevoar”, “Histórias Brincantes de Muitos Amigos”, “Kartas de uma boneka viajante”, “Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “Alice no País das Maravilhas”‘’Peter Pan’’ e ‘’Alice Não Perde o Trem’’. Como produtora, participa dos projetos de Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro 7ª e 8ª edições e do Festival FAMA, de Arapoti. Além de atuar nas produções executivas dos espetáculos “contos do Abração” e projetos de “Ocupação Caixa Cultural” em  2016 e 2017 e Circuito Cultural SESI de 2016 e 2017

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS
- Temporada do espetáculo “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone” realizando 23 apresentações na sede da Cia do Abração em Curitiba.
- Temporada do espetáculo “Kartas de uma boneka viajante” pelo edital da infância e juventude da Fundação Cultural de Curitiba.

PRODUÇÕES CULTURAIS
Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Céu Vermelho e Cia. do Abração, participando de 07 espetáculos de repertório.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS

- Abraçando o Paraná – Teatrocando nos ares dos paranares. Cia do Abração. Função: Atriz e produtora.
- Pequeno Grande encontro de teatro para crianças de todas as idades. Cia. do Abração. Curitiba/PR. Função: Atriz e Produtora.

DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
Fez coprodução executiva e receptiva no 7º e 8º Pequeno Grande encontro de teatro para crianças de todas as idades da Cia. do Abração, em 2016 e 2017, viabilizado pela Lei Rouanet e realizado no Teatro Guaíra em Curitiba/PR. Trabalhou como coprodutora para a Cia do Abração nos projetos Ocupação Caixa Cultural – Salvador e Circuito Sesi 2016 e 2017.

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS
- Prêmio melhor espetáculo infantil de 2016 em co produção com a Cia. do Abração com o espetáculo “Kartas de uma Boneka Viajante.
- Indicação atriz revelação com os espetáculos “Kartas de uma Boneka Viajante” e "Estórias Brincantes de Muitos Amigos".


OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Abração Filmes e Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Simão Cunha e Gabriel Guimard, Dança com Fabiana Ferreira, Acrobacias de solo de tecido acrobático com Luthy Milano, utilização de máscaras com Cléber Pereira Borges, Técnica vocal e musicalização com Alysson Siqueira, Oficina de sombras com o Grupo Lumbra do RS, entre outras.


_________________________________________________________________________________________________


NOME

Rayssa Gualberto 

ÁREA DE ATUAÇÃO
Figurinista, operadora de sonoplastia e iluminação

FORMAÇÃO
Formada no Curso Técnico Profissionalizante em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – TECPUC/PR.
Graduada em Desenho Industrial – Design de Moda, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Curso de Teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Iniciou sua formação em teatro na Escola de Teatro da Companhia do Abração em agosto de 
2015. Hoje é integrante do núcleo profissional de pesquisas cênicas da Cia. do Abração, participando dos treinamentos diários de aprimoramento. Participou de Workshop de Estamparia, em 2013, e Workshop de Moulage Criativa, em 2014. Atuou como assistente de adereço e de figurino nas peças ‘’Cartas Sonhadoras’’‘’O Grande Tesouro’’ e ‘’Chegança’’, em 2015, ‘’Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone’’ em 2016, assim como nas peças ‘’A Cidade que Não tinha Vento x Do Caos a Criação’’‘’Tecendo Invento’’ e ‘’Invenção de Poetas’’. Em 2016 participou como figurinista da Cia. do Abração na homenagem à Regina Vogue. Em 2017 atuou como assistente de figurinista no espetáculo ‘’Alice no País das Maravilhas”. Em 2017 foi figurinista da atriz Leticia Guimarães na Mostra Ilíada Homero, dirigida por Octávio Camargo, e também do espetáculo ‘’Napo, Um Menino que Não Existe’’, que conta com dramaturgia de Edson Bueno. Também em 2017, foi figurinista dos espetáculos ‘’Patraca, O Palhaço Astronauta’’ e “Os Três Mosqueteiros”, e das peças ‘’Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não’’, ‘’O Vai e Vem do Barco Vintém’’ e ‘’Os Equilibristas’’. Em 2018 atuou como figurinista do espetáculo ‘’Peter Pan’’ e ''Pinóquio''. Participou como operadora de som nos espetáculos ‘’Pelas Mãos de Maria ou As Vozes de Simone’’, “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, ‘’Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu’’, ‘’Sonho de Uma Noite de Verão’’, ‘’O Mágico de Oss’',  ‘’Kartas de Uma Boneka Viajante’’, ‘’Napo, Um Menino que Não Existe’’, ''Alice no País das Maravilhas'', ''Os Três Mosqueteiros'', ''Peter Pan'' e ''Pinóquio''. Em 2017 operou a iluminação do espetáculo ''Patraca, o Palhaço Astronauta'', e em 2018 dos espetáculos ''Estórias Brincantes de Muitas Mainhas'', ''O Trenzinho do Caipira'' e ''Sonho de Uma Noite de Verão''.

ÚLTIMOS DOIS TRABALHOS REALIZADOS
Figurinista no espetáculo teatral ‘’Peter Pan’’, da Cia. do Abração – março de 2018.
- Figurinista no espetáculo teatral ‘’Pinóquio’’, da Cia. do Abração – abril de 2018.

PRODUÇÕES CULTURAIS
- Espetáculos do repertório do Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abraçãoparticipando como assistente de figurinista em 08 espetáculos.
- Espetáculo do Núcleo de Teatro Amador da Cia. do Abração.
- Figurinista de 06 espetáculos de repertório da Cia. do Abração.

MENCIONE DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS
SESI Paranaguá, 2016, com o espetáculo ‘’O Flautista de Ramelin’’.
- VIII Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, em 2017.

DESTAQUE AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
Figurinista da Cia. do Abração na homenagem à Regina Vogue – novembro de 2016.
Figurinista da atriz Leticia Guimarães na Mostra Iliada Homero, dirigida por Octávio Camargo – março de 2017.
-  Figurinista no espetáculo teatral ‘’Napo, Um Menino que Não Existe’’, da Cia. do Abração – maio de 2017.

PRÊMIOS RECEBIDOS E TÍTULOS
- Troféu Gralha Azul 2017 – Prêmio Governador do Estado - Indicada como figurinista revelação pelo espetáculo NAPO – UM MENINO QUE NÃO EXISTE.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES 
Participou de algumas oficinas e workshops de aprimoramento técnico, destacando-se entre elas: Oficina de Teatro de Formas Animadas com Carolina Garcia da Caixa do Elefante Teatro de Porto Alegre/RS; Oficina de Dança Contemporânea com Julia Delmondes de Aracaju/SE; Oficina de consciência corporal e SRT (Skinner Releasing Technique) com Marisol Salinas de El Salvador. Participa sistematicamente de oficinas de aprimoramento técnico, físico e artístico pelo Grupo de Pesquisas cênicas e dramatúrgicas da Cia. do Abração, algumas como: Oficina de teatro Físico com Blas Torres, Mímica com Letícia Guimarães, Oficina de Preparação Vocal para Atores com Gerson Delliano, Oficina de Canto para Teatro com Karla Izidro, Técnica Vocal e Musicalização com Alysson Siqueira. 

Nenhum comentário: