Histórico

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

ESPETÁCULO MAIS PREMIADO DE 2002

 

Sonho de Uma Noite de Verão – Projeto Shakespeare Para Crianças é o empreendimento cultural idealizado pela Cia. do Abração Espaço de Arte e Cultura, coordenado por Fabiana Ferreira e Letícia Guimarães e tem como idéia central, proporcionar aos pequenos um primeiro contato com a boa literatura, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião para a criança. O texto foi adaptado para o público infantil a partir da obra de William Shakespeare.

O espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão foi a grande revelação do ano de 2002 em Curitiba, angariando seis Troféus Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado, são eles: melhor espetáculo para crianças – Cia. Do Abração, melhor diretor – Maurício Vogue, melhor adereço – Olga Nenevê, melhor sonoplastia – Cesar Sarti, melhor atriz – Tuca Fanchin e atriz revelação – Giovana de Liz.

Em 2003 o espetáculo Sonho de uma Noite de Verão esteve no Festival Nacional do Recife, sendo considerado pela crítica especializada, o melhor momento do festival. Esteve também no Festival de Antonina – Paraná e no Projeto Teatro em Cena – Passo Fundo – Rio Grande do Sul. Cumpriu temporada em março e outubro no Teatro HSBC em Curitiba.

Em 2004 participou do Festival Internacional Três Fronteiras, e também  no Fera , Festival Estadual promovido pela Secretaria Estadual de Educação. Finalizou a Oficina de Shakespeare ministrada por Ana Camatti e Célia de Miranda,  no Solar do Rosário, em Curitiba , além de inúmeras apresentações em escolas da capital e interior do Paraná. Esteve em cartaz no Teatro Regina Vogue no Shopping Estação de Curitiba durante o mês de julho. Ainda em 2004 se apresentou nos festivais de teatro de Lages e Florianópolis. Participou do PROJETO TEATRO PARA O POVO, promovido pelo Teatro Guairá.

No início de 2005 o  Sonho de Uma Noite de Verão esteve em turnê pelo interior do estado do Paraná e de Santa Catarina, através de um projeto subsidiado pelo governo federal intitulado caravana da FUNARTE. Em abril, esteve em temporada no teatro da Caixa em Curitiba. No mês de outubro foi contemplado com o projeto Difusão Cultural promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, apresentando-se em nove regionais da periferia da capital paranaense, para escolas públicas.

Em novembro de 2006, o espetáculo ganha novo elenco e faz sua reestréia no Teatro da Praça – Araucária – PR –  em Comemoração ao

aniversário da cidade. Em seguida, segue suas apresentações na sala Raul Cruz, na sede da Companhia do Abração, apresentando-se para várias escolas particulares de Curitiba.

Já em 2007, o espetáculo volta à cena no Projeto de Investigação do Teatro para Infância e Juventude da Cia. do Abração, viabilizado pelo Governo Federal e faz apresentações na Mostra de Teatro para Crianças de Todas as Idades, promovido pelo Festival de Teatro de Curitiba. Em julho  participa do V Intercambio de Linguagens Pan, evento internacional, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Em outubro, abre o Festival de Teatro para Crianças de Curitiba, realizado pelo Shopping Novo Batel. Ainda em Dezembro, realiza espetáculo no Projeto Teatro Para o Povo, viabilizado pela Fundação Teatro Guaíra, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba.

Em 2008, faz apresentações para escolas particulares de Curitiba. Ainda neste ano, faz cinco apresentações no Teatro da Praça, em Araucária, para a Secretaria de Educação deste município. Participa do Festival Nacional de Presidente Prudente, SP, no espaço cultural do SESC, quando é agraciado com as melhores críticas de referências nacionais do teatro.

         No ano de 2009 apresenta-se no I Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças da Cia do Abração, no Teatro da Caixa em Curitiba. Ainda neste ano, é convidado pra participar da XXXV edição da Mostra Nacional de Teatro do Festival de Inverno de Campina Grande, no estado da Paraíba. Em Agosto apresenta-se no Teatro da Praça de Araucária/PR fazendo parte da programação anual do teatro. Em Outubro participa do Projeto de investigação de Teatro Para Crianças, apresentando-se na Sala Simone Pontes, na sede da Cia. do Abração.

         Em 2010 realiza o projeto de Difusão Cultural, apresentando-se em escolas municipais das regionais de Curitiba, totalizando 23 apresentações no mês de março. Ainda em março faz apresentação na sala Raul Cruz para os alunos da Cia. do Abração. No mês de Abril participa da programação do Teatro do SESC Araraquara – SP. Em julho, participa do Festival de Inverno de Antonina/PR. Em agosto realiza turnê pelo interior do estado do Paraná percorrendo 4 cidades: Londrina, Guarapuava, Castro e Ponta Grossa -  viabilizada através do prêmio FEDERAL Myrian Muniz – Funarte. Em outubro, apresenta-se no II Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças da Cia do Abração, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba.

Em 2011, apresenta-se no Encontro Internacional da Ordem Rosa Cruz, em Curitiba, no Colégio SESC São José, no Colégio Bom Jesus e para a Justiça Federal. Participou do Projeto PIAS e GURIAS do teatro Guaíra em setembro.

Em 2012, apresenta-se no Festival Verão no Teatro, SESC Osasco, SESC Thermas e SESC Educação Infantil. Além da apresentação no Boqueirão em Cena.

Em 2013, apresenta-se na Caixa Cultural de Salvador e na Semana literária do SESC São Bento do Sul, em Santa Catarina. Ainda apresentou-se também em 4 festivais em Curitiba/PR: Festival de Teatro de Curitiba, Projeto Piás e Gurias, Festival Brinque de Teatro Infantil e o Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades Edição Especial.

Em 2014, apresentou-se em Maripá e nos SESCs Passo Fundo, Maringá e Londrina, todos no Paraná.

Em 2015 apresentou-se na comemoração aos 14 anos do abração na sede da Cia do Abração e no SESC de Paro Branco.

Em 2016, apresentou-se no Mini-Guaíra, complexo do Teatro Guaíra e na escola Pequeno Polegar.

Em 2017, participou no Edital do Domingo tem Teatro, apresentando-se em União da Vitória e em Guarapuava. Apresentou-se no Estúdio Delírio na Montra Pague Quanto Vale e também participou dos projetos Abração em Ação e Festival 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades, no Teatro Guairinha. Estes três últimos todos em Curitiba/PR.

Em 2018 participou do Festival de Férias de Maringá/PR.

Já em 2019 participou da Feira do Livro do SESC Ribeirão Preto/SP com dias apresentações. Além de se apresentar no SESC de Jundiaí e participar da CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO, com 3 apresentações.

Em 2021 realiza apresentações online dentro da MOSTRA COMEMORATIVA ABRAÇÃO 20 ANOS DE HISTÓRIA e em 2022 participa do projeto Diversão em Cena e de apresentações no Shopping Boulevard organizado pelo Muralzinho de Ideias em Curitiba/PR. Ainda em 2022 faz apresentações no estado de São Paulo pelo projeto Diversão Em Cena.

Em 2023 inaugura o anfiteatro da Escola Solos, em Curitiba/PR.

 

 

PRINCIPAIS APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

2002

  • Outubro – Estréia dia 13. Temporada de 1 mês.

Sala Raul Cruz – Cia. Do Abração – Curitiba.

 

2003

  • Março – nova temporada no teatro HSBC

Curitiba - PR

  • Maio - Festival de teatro de Passo Fundo

Projeto Teatro em Cena.

  • Maio - Mutirão Cultural

Projeto idealizado pela Fundação Cultural de Curitiba.

  • Julho - 13º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná.

Antonina – PR.

  • Outubro – Circuito Cultural Banco do Brasil.

Curitiba.

  • Outubro – Nova Temporada no teatro HSBC.

Curitiba – PR.

  • Novembro -6º Festival Recife do Teatro Nacional.

Recife – PE.

 

2004

  • Abril – Apresentações direcionadas a rede pública de ensino, promovidas pela Prefeitura Municipal de Ibema - PR
  • Junho –ll Festival Internacional de Teatro de Las Três Fronteiras -  Puerto Iguazu – Argentina.
  • Julho – Nova temporada no teatro Regina Vogue.

Curitiba.

  • Julho - I FERA – Festival Estadual de Arte promovido pelo Governo Estadual percorrendo as seguintes cidades
    1. Cascavel – PR.
    2. Paranaguá - PR
  • Agosto – Fechamento do curso de Shakespeare ministrado por Célia de Miranda. Solar do Rosário – Curitiba – PR.
  • Setembro – 28º FETEL – Festival de Teatro de Lages.

Lages - SC

  • Novembro - 12º Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo. Florianópolis – SC.

 

2005

  • De janeiro a março – Projeto Caravana da FUNARTE promovido pelo Governo Federal percorrendo as seguintes cidades:
    1. São Francisco do Sul - SC
    2. Jaraguá do Sul - SC
    3. Itajaí - SC
    4. Lages - SC
    5. Lapa - PR
    6. Ponta Grossa - PR
  • Abril – nova temporada no teatro da Caixa.

Curitiba - PR .

·        Outubro – Projeto Difusão Cultural promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Realizou nove apresentações em regionais de Curitiba.

 

2006

·         Novembro – Teatro da Praça – Araucária – PR – Comemoração ao aniversário da cidade

·         Sala Raul Cruz da Cia. do Abração em Curitiba para Escolas particulares de Curitiba

 

2007

  • Janeiro – Colônia de Férias Tabaporanga – Quatro Barras - PR

·         Fevereiro – Teatro Municipal de Antonina – PR – Encontro com educadores da rede municipal de ensino.

·         Março –Mostra de Teatro para todas as Idades – Festival de Teatro de Curitiba

·         Julho - V Intercambio de Linguagens Pan para Crianças de todas as idades - Rio de Janeiro.

·        Outubro – I Festival de Teatro para Crianças de Todas as Idades – Teatro Fernanda Montenegro - Shopping Novo Batel, Curitiba

·         Dezembro – Teatro José Maria Santos – Projeto Teatro para o Povo – Curitiba.

 

2008

  • Maio – Sala Raul Cruz – Curitiba – PR
  • Teatro da Praça – Araucária – PR – Cinco apresentações para a Secretaria Municipal de Educação de Araucária
  • Outubro – Festival de teatro de Presidente Prudente

 

2009

  • Julho – I Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças – Teatro da Caixa – Curitiba – PR
  • XXXV Festival de Inverno de Campina Grande – Paraíba.
  • Agosto - Teatro da Praça – Araucária – PR.
  • Outubro – Projeto de Investigação de Teatro Para Crianças da Cia do Abração – Sala Simone Pontes.

 

2010

  • Março – Escolas Municipais de Curitiba – PR
  • Abril – Teatro do Sesc de Araraquara – SP
  • Agosto – Circulação pelo interior do estado do Paraná – Londrina, Castro, Guarapuava e Ponta Grossa.

 

2011

  • Agosto – Encontro Internacional da Ordem Rosa Cruz – Curitiba/PR
  • Setembro – Teatro José Maria Santos – Curitiba/PR – Projeto Piás e Gurias
  • Outubro – Teatro SESC São José – Curitiba/PR

                 Colégio Bom Jesus – Curitiba – Paraná

  • Dezembro – Justiça Federal – Curitiba/PR

 

2012

  • Fevereiro – Festival Verão no Teatro – Curitiba/PR
  • Maio – SESC Osasco – Osasco/SP
  • Junho – SESC Thermas – Presidente Prudente/SP
  • Agosto – Boqueirão em Cena – Curitiba/PR
  • Outubro – SESC Educação Infantil – Curitiba/PR

 

2013

  • Março – Caixa Cultural – Salvador/BA
  • Abril – Festival de Teatro de Curitiba – Curitiba/PR
  • Maio Teatro Guaira – projeto Piás e Gurias – Curitiba/PR
  • Setembro – Festival Brinque de Teatro Infantil – Curitiba/PR
  • Outubro – Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades Edição Especial – Curitiba/PR
  • Outubro – Semana Literária do SESC São Bento do Sul – São Bento do Sul/SC

 

2014

  • Abril – Maripá /PR
  • Setembro – SESC Passo Fundo/PR
  • Novembro – SESC Maringá e SESC Londrina – Paraná

 

2015

  • Outubro- Apresentação em comemoração aos 14 anos do abração na sede da Cia do Abração-Curitiba/PR
  • Agosto- Apresentação no SESC- PATO BRANCO/PR

 

2016

  • Julho – Apresentação no Mini Guaíra.
  • Agosto – Apresentações para a escola Pequeno Polegar.

 

2017

 

  • Março - Apresentação pelo projeto Abração em Ação na sede da Cia. Do Abração em Curitiba/PR
  • Abril – Mostra Pague Quanto Vale – Estúdio Delírio em Curitiba/PR
  • Abril - 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Teatro Guairinha – Curitiba/PR
  • Setembro – Edital Domingo tem Teatro – realizado em União da Vitória/PR
  • Setembro - Edital Domingo tem Teatro – realizado em Guarapuava/PR

2018

  • Janeiro – Festival de Férias em Maringá/PR

2019

  • Junho – Feira do Livro – SESC RIBEIRÃO PRETO/SP – 2 apresentações
  • Agosto – SESC JUNDIAÍ/SP
  • Outubro – Participou do CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO, realizando 3 apresentações.

2021

  • Agosto – Participação na mostra online ABRAÇÃO COMEMORATIVA DO ABRAÇÃO 20 ANOS DE HISTORIA.

2022

  • Setembro – Duas apresentações no Shopping Boulevard em Curitiba/PR.
  • Novembro – Uma apresentação em Iracemápolis/SP para o projeto Diversão em Cena.
  • Novembro – Uma apresentação em Osasco/SP para o projeto Diversão em Cena.

2023

  • Março – Se apresenta na Escola Solos em Curitiba/PR, inaugurando o anfiteatro recém reformado.

Nenhum comentário: